DICAS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A DENGUE

DICAS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A DENGUE
DICAS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A DENGUE

DENGUE MATA. A LUTA É DE TODOS, CAMOCIM SEM DENGUE.

DENGUE MATA. A LUTA É DE TODOS, CAMOCIM SEM DENGUE.
DENGUE MATA. A LUTA É DE TODOS, CAMOCIM SEM DENGUE.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS E ZOONOSES
28 DE SETEMBRO, DIA MUNDIAL DE COMBATE A RAIVA




CAMOCIM PARTICIPA DESSE EVENTO MUNDIAL

RAIVA é uma doença infecciosa que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem, é uma ZOONOSE fatal, sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.

COMO É TRANSMITIDA?                     
O vírus presente na saliva do animal infectado penetra no organismo da pessoa sadia, geralmente por meio de mordida, arranhão ou lambida em região lesionada;

O QUE FAZER SE FOR AGREDIDO?
·         Lavar o ferimento com água e sabão;
·         Procurar imediatamente o serviço de saúde;
·         Comunicar o fato ao setor de Zoonoses;
·         Manter o animal preso, em observação, no mínimo por 10 dias


Morcego Hematófago (Desmodus rotundus), transmissor da Raiva... Evite entrar em contato com qualquer morcego, principalmente se ele estiver caído no chão, inclusive durante o dia, ele pode estar com Raiva.

Saguis também podem transmitir a Raiva, evite criá-los em cativeiro, não dê comida, não brinque com eles, mantenha-se afastado deste animal silvestre...






Todos os cães e gatos devem ser vacinados contra a Raiva anualmente, a 1º dose deve ser dada no 3º mês de vida.

A RAIVA MATA, NÃO DESCUIDE, VACINE SEU ANIMAL, A VACINA É GRATUÍTA E TÊM O ANO TODO, PROCURE O POSTO DE VACINAÇÃO.
NO DIA 28 DE SETEMBRO, DISPONIBILIZAREMOS VACINAS EM TODOS OS POSTOS DE SAÚDE DA ZONA URBANA, CASO SEU ANIMAL NÃO TENHA SIDO VACINADO NA ÚLTIMA CAMPANHA, APROVEITE E LEVE-O ANTES DA CAMPANHA 2010


LEMBRAMOS QUE NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO TODOS DEVEM SER VACINADOS, INCLUSIVE OS QUE FOREM VACINADOS NESSE DIA 28 DE SETEMBRO DE 2010.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DA RAIVA EM CAMOCIM
             
   A 3 (três) anos o setor de Endemias e Zoonoses de Camocim vem intensificando suas atividades de combate a Raiva. Em 2008 tivemos 1(um) óbito por Raiva, uma adolescente na localidade Pedra Branca (Zona Rural) adquiriu Raiva após ser agredida por um sagui com o qual a mesma brincava, infelizmente a família achou que nada aconteceria e a doença evoluiu até o final, após a mordida levaram-se 40 dias para o aparecimento dos primeiros sintomas, ou seja, esta morte certamente poderia ser evitada se a adolescente fosse tratada em tempo hábil. Após este trágico fato aumentamos as ações educativas a fim de sensibilizar a população quanto aos riscos de infecção a partir de animais silvestres, e mais, aumentamos extraordinariamente a cobertura vacinal de cães e gatos contra a Raiva, segundo nosso censo populacional de cães e gatos que é atualizado anualmente, estimamos que hoje a população de cães e gatos de Camocim (zona urbana e rural)  gira em torno de 17.000 animais (11.000 cães e 6.000 gatos).

Em 2008 foram vacinados:
Cães: 9.700, Gatos: 4.800, total 14.500 animais (85% de cobertura vacinal);

Em 2009 foram vacinados:
Cães: 10.223, Gatos: 5019, total 15.242 animais (90% de cobertura vacinal);
Há riscos de surtos de Raiva em cães e gatos em municípios com cobertura vacinal abaixo de 80%, Camocim, desde 2008, vem ultrapassando essa meta, no entanto sempre há o risco quando existem animais não imunizados, por isso é muito importante que os animais sejam vacinados anualmente, já que a vacina só imuniza por 1 ano.
As campanhas de vacinação até o ano 2007, em Camocim, segundo dados da SMS, não vinham atingindo a meta de vacinar no mínimo 80% da população, até porque, até então não se realizava o censo populacional de cães e gatos, desta forma não se sabia, aproximadamente, a quantidade de cães e gatos no município, más hoje estamos bem protegidos e estamos com o objetivo de aumentar ainda mais nossa cobertura nesse ano de 2010, a campanha, provavelmente será no mês de novembro e objetivamos vacinar acima de 90% da população de cães e gatos.
É super importante a contribuição da população, tanto para vacinar seus animais, como evitar o contato com animais silvestres, incluindo os morcegos, e o mais importante, ao ser agredido por qualquer animal, cão, gato e/ou animais silvestres, lave o ferimento com água e sabão e procure imediatamente o serviço de saúde, pois podemos evitar que a raiva se desenvolva.

DIA MUNDIAL DE COMBATE A RAIVA

  
        
DIA MUNDIAL DA RAIVA

         A missão do Dia Mundial da Raiva é aumentar a conscientização mundial quanto à raiva, promover a educação sobre o controle e a prevenção da raiva no nível local, e mobilizar e coordenar recursos para a prevenção da raiva humana e para o controle da raiva em animais.
         A primeira comemoração do Dia Mundial da Raiva ocorreu no dia 8 de setembro de 2007 com a participação de pelo menos 74 países e uma ampla variedade de eventos incluídos: clínicas de vacinação, conferências e seminários educacionais, cursos de extensão, exibições em museus e jardins zoológicos, desfiles, festivais, bailes, teatros com marionetes, marchas, corridas, e caminhadas com cães. Numerosos países realizaram eventos em cada estado. Em muitos países, os especialistas em raiva convocaram para discutir metas e planos pela prevenção e controle, e vários países iniciaram um Programa Nacional de Controle da Raiva para honrar este evento. As Faculdades de Veterinária ao redor do mundo também participaram deste esforço com 24 faculdades participando nos EUA e Caribe, 15 na Índia, 5 na Indonésia, vários no México, Peru, nas Filipinas, e em alguns países africanos. A partir do ano de 2008 a data começou a ser comemorada também no Brasil, no dia 28 de setembro, e desde então, vários eventos tem sido realizados.